O Bloco “Lira da Tarde” comemora 80 anos e convida todos os foliões para comemorar seu aniversário

Por Cristiano 02/02/2018 - 19:35 hs

O Bloco “Lira da Tarde” comemora 80 anos e convida todos os foliões para comemorar seu aniversário
Divulgação

No dia 11 de Fevereiro às 14h00 ocorrerá na Travessa Antônio Gomes nº 19, o descerramento da placa comemorativa aos 80 anos do maior bloco do interior de Pernambuco, “Lira da Tarde”.

A diretoria do bloco “Lira da Tarde” convida todos os foliões e população em geral para o corte do bolo na Baixa de S. Sebastião, em Pesqueira.

Todos os anos o bloco carnavalesco “Lira da Tarde”, anima o carnaval da cidade, uma tradição que completa seus 80 anos neste ano de 2018. O bloco arrasta multidões nos três dias de carnaval, saindo sempre da Baixa de São Sebastião, em Pesqueira.

Homenageado do Bloco este ano: Francisco Hermano

Este é o nome do homem que nasceu com o destino de ser o homenageado dos 80 (oitenta) anos do nosso majestoso Lira da Tarde. Mas quem é ele? Bem… ele é um Pesqueirense nato, que adora Carnaval, pois esta foi uma das paixões que o seu pai lhe deixou como herança. Desde cedo o Sr. “Cosminho” (um dos maiores foliões de Pesqueira) fazia questão de levar o menino Francisco e toda a sua família para participarem do Bloco Lira da Tarde. Foi ai que o menino começou a despertar o seu interesse pela Festa de Momo e a se identificar com o Som do Frevo do Lira.

 O tempo passou, o menino cresceu, partiu para a capital (para enfrentar os estudos), se formou em veterinária, tornou-se pai de família e hoje reside em Recife. Porém, frequentemente o Dr. Francisco está vindo a sua terra natal, pois ele faz parte do Grupo de empresas em Pesqueira. Portanto, como a História se repete o menino Francisco Hermano, que durante toda esta sua trajetória de vida nunca perdeu o Carnaval de Pesqueira (sempre dá um jeitinho na sua agenda para estar, aqui na cidade, trazendo a família para participar do Carnaval e do Lira). É assim que ele se sente bem, brincando o Carnaval em família, participando do Frevo do Lira e relembrando os bons tempos da sua infância e juventude.

 O Dr. Francisco Hermano, na realidade, é um “Pesqueirense pesqueirista” que adora a sua terrinha do “Doce”, da ”Renda”, da “Graça” e do “Lira”. Por este motivo, ele sempre está participando, não só do Carnaval de Pesqueira, mas de todas as festividades tradicionais da Cidade em que moram as avós dos seus filhos (mãe e sogra).

 Por estas inúmeras razões este Pesqueirense, que saiu daqui para estudar fora (em 1981), nunca se afastou e nem se afastará das raízes da sua gente. Este ano Francisco  é um Convidado de Honra Especial que vem para assumir uma grande responsabilidade, a de estar à frente do Lira da Tarde, representando todos os foliões que participam e os que já participaram do nosso “Frevo Rasgado” das  últimas 08 (oito) décadas deste grandioso e famoso Bloco do Interior Pernambucano (o Lira da Tarde). Dr. Francisco ao subir no Trio estará recordando e representando o seu querido e saudoso pai Sr. “Cosminho” (um exemplo de Pai e de Folião que Pesqueira não esquece).

 Parabenizamos ao Lira da Tarde, pelo convite feito a este Pesqueirense pesqueirista.

E parabenizamos ao Dr. Francisco Hermano, por ter aceitado esta responsabilidade de abrilhantar o nosso Carnaval do Lira “OITENTÃO”, com a sua presença e a da sua família, como outrora fazia o seu saudoso pai, que nos deixou ele perpetuando a tradição de um Carnaval entre Família de Alegria e muita Paz!

Confira a programação completa do Carnaval aqui